segunda-feira, 15 de outubro de 2012

OS HERÓIS VENCIDOS

Como professor que sou há mais de vinte anos, eu não podia deixar passar em branco a comemoração dessa data tão significativa sem que escrevesse algo.
Certa vez, uma jovem educadora me disse que seu mestre lhe fizera a seguinte observação sobre a missão do professor : " somos os heróis vencidos ".
Por que somos os heróis vencidos? Fiquei pensando sobre essa indagação, assim como muitos ficarão e sobre ela é que eu decidi escrever esse texto.
Todas as criaturas de um modo geral sabem e são cientes da importância do professor. Além do mais, reconhecem o seu valor. Isso acontece com veemência nas sociedades, em que não existem desigualdades. No entanto, nos países onde essa desigualdade é gritante, o descaso com o mestre educador acontece já que ele se torna inoportuno para os interesses de poder e de ganância das elites.
É triste saber que nós, os verdadeiros formadores de opinião, não sabemos usar as nossas armas contra a corrupção e a alienação. Deveras, somos vencidos pela falta de valorização salarial e pela indiferença com que tratam a nossa experiência profissional, como a indiferença com  a dedicação de horas e mais horas de trabalho, dos nossos finais de semana sacrificados pelas incessantes correções e elaborações de atividades.
Por isso, queridos mestres e companheiros, lutemos com o que temos de mais valioso em nossas vidas a SABEDORIA para que  juntos possamos vencer essa batalha contra a injustiça social , e só assim contribuiremos para a construção de um mundo mais digno e justo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário