sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A MAIS BELA VOZ DO SERTÃO.

Ontem, comemoraram-se  100 anos de Luís Gonzaga. Como bom sertanejo e nordestino, eu não poderia deixar de escrever algo sobre essa personalidade tão importante para o Nordeste brasileiro.
Luís, Lula, Gonzagão... Esses são alguns dos atributos relevantes dessa personalidade da música e da poesia nordestina.
Gonzaga representa a voz, o grito do homem simples do sertão que luta pela sobrevivência a todo custo. As letras de suas músicas são tratados sobre a alma do nordestino. A sua voz brejeira, bem original, inconfundível, mesmo que tenha sido imitada por muitos, a ele ninguém jamais se igualou.
O tom clássico de seus acordes até hoje é lembrado : a melódica Asa Branca, inesquecível; O ABC do sertão tantas vezes cantado; Assum preto, Ave Maria sertaneja e muitas outras que são ouvidas, estudadas, comentadas, quer numa roda de amigos, quer numa tese acadêmica.
Foram dezenas de músicas gravadas que soavam por esse Brasil afora nas ondas das emissoras de rádio. O que mais me impressiona é ouvir um garoto tocar em seu instrumento um acorde de Luís em pleno século XXI. Isso ratifica a ideia de que as melodias desse sertanejo ainda estão presentes nas escolhas dos músicos, estudiosos e dos apreciadores da boa música.
Por isso é que sinto orgulho de ser sertanejo e tenho o prazer de ter assistido ao vivo Gonzagão tocando sua sanfona e cantando suas melodias. Acredito, também, que muitos brasileiros e nordestinos tiveram a mesma sensação que tive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário